Formulário de contato:

April 22, 2019

Fonoaudiologia na Pulmoclínica

09/04/2019

Agora a Pulmoclínica conta com o serviço da Fonoaudiologia!

Você apresenta dificuldades para engolir? Engasga-se com facilidade? Nós podemos te ajudar!

O Fonoaudiólogo é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar os distúrbios da deglutição.

A disfagia é uma alteração da deglutição que pode ocorrer do idoso ao recém-nascido. Desde a boca até o estômago seja com alimentos, saliva e ou até os líquidos. Existem dezenas de causas para disfagia, que podem ser divididas em diversos grupos, tais como causas neurológicas, musculares, farmacológicas, anatômicas, esofagianas e etc. Como a disfagia é um sintoma, e não uma doença, o seu tratamento depende, obviamente, da sua causa. Na maioria dos casos o Fonoaudiólogo pode lhe ajudar reabilitando e/ou habilitando o paciente para uma deglutição segura. Os sintomas mais comuns da disfagia são: Dificuldade de mastigar, dificuldade de manter o alimento na boca, lentidão para comer, tosse e ou engasgos durante ou após as refeições, sensação de alimento parado na garganta, dor ou incomodo para engolir, alteração na voz após a alimentação e perda de peso. A disfagia pode comprometer sua saúde levando a desnutrição, desidratação, pneumonia aspirativa e até a morte. A aspiração de alimentos, líquidos e ou saliva é uma das complicações mais comuns da disfagia podendo acarretar em sérias infecções pulmonares como a pneumonia aspirativa.

DISFAGIA: O nome é estranho, mas o problema é mais comum do que você imagina. Fale para o seu médico e procure um fonoaudiólogo!