Pulmoclínica - Clínica do Pulmão Gabriela Menezes Lopes - Blumenau/SC

Tire suas Dúvidas: Campanha de vacinação contra a gripe 2011

Campanha de vacinação contra a gripe (influenza)

Ano 2011

Cepa influenza tipo A (H1N1) + Cepa influenza tipo A (H3N2) +

Cepa influenza tipo B

 

A gripe é muito mais que um resfriado. Com a proximidade do inverno, o risco da contrair o vírus da gripe aumenta e a proximidade das pessoas facilita o contato. No entanto, há duas formas importantes de prevenção: aumentar as medidas de higiene e vacinar-se. Para as Empresas, os principais objetivos de vacinar o funcionário estão em melhorar qualidade de vida e diminuir o absenteísmo e o presenteísmo, causadores de transtornos no fluxo produtivo. E para o funcionário, a vacinação traz muitos benefícios que vão desde a proteção contra uma doença causadora de complicações, como a pneumonia, redução com gastos em medicamentos e consultas até evitar a transmissão da gripe para os membros da família, especialmente crianças e idosos.

 

Dúvidas mais freqüentes da vacinação contra a gripe:

 

1)   O que é gripe?

Também conhecida por influenza, é uma infecção do sistema respiratório causada por um vírus. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, de cabeça e tosse seca.

 

2)   Qual é a duração de uma gripe?

Os sintomas respiratórios como tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Geralmente, entre a infecção inicial e o fim da doença, a gripe pode estender-se por períodos que vão de uma a duas semanas.

 

3)   Quais são os sintomas da gripe?

Pessoas que têm gripe muitas vezes sentem alguns ou todos os sintomas abaixo:

·         Febre ou sensação de febre

·         Tosse

·         Garganta inflamada

·         Nariz escorrendo

·         Dores musculares

·         Dores de cabeça

·         Cansaço

·         Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreira, embora esta seja mais comum em crianças do que em adultos.

 

4)   Como a gripe é transmitida?

O vírus propaga-se principalmente por gotículas quando as pessoas com gripe espirram, tossem ou falam. Essas gotículas podem atingir a boca ou o nariz de pessoas que estão próximas, contaminando-as. Também, pode-se contrair a gripe ao tocar em uma superfície ou objeto que tenha o vírus.

 

5)   Quais são as complicações da gripe?

As complicações da gripe podem incluir a pneumonia bacteriana, otite, sinusite, desidratação e agravamento de doenças crônicas como a insuficiência cardíaca, asma ou diabetes.

 

6)   O vírus da gripe circula o ano inteiro?

A maior circulação dos vírus da gripe ocorre anualmente no outono e inverno em regiões temperadas. Em alguns países tropicais, os vírus da gripe circulam por todo o ano com um ou dois picos durante a estação chuvosa.

 

7)   Qual a melhor época para se vacinar?

A melhor época para se vacinar é nos meses que antecedem o inverno: Março, Abril e Maio.

 

8)   Como podemos nos prevenir contra a gripe?

A melhor maneira de prevenir a gripe é através da vacinação.

 

9)   A vacina pode causar gripe?

Não. A vacina é produzida a partir de fragmentos de vírus mortos. Por esse motivo, não existe risco de pegar a doença através da vacina.

 

10)  Quanto tempo a vacina contra a gripe leva para me proteger?

Em média 30 a 40 dias para agir plenamente. Caso haja manifestação de alguns sintomas característicos da gripe alguns dias após a vacinação, isso pode significar que o vírus já se encontrava incubado ou que esses sintomas foram ocasionados por outro tipo de vírus.

 

11)     Qual a duração da proteção conferida pela vacina contra a influenza?

A vacina protege por um ano. Entretanto o vírus da gripe é capaz de mudar suas características com muita freqüência, por isso a cada ano é necessário que se tome uma nova vacina.

 

12)     O vírus influenza A (H1N1) pandêmico continua circulando?

No dia 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial da Saúde anunciou o início da fase pós pandêmica da gripe H1N1. Isso não significa que o vírus deixou de circular. Atualmente o vírus H1N1 está circulando juntamente com outros vírus sazonais (da gripe comum) e em intensidade diferente entre os países.

 

13)     Devemos tomar a vacina contra a gripe em 2011, mesmo se fomos vacinados contra H1N1?

Sim. É preciso receber a vacina contra a gripe sazonal, mesmo se foram vacinados contra H1N1 na campanha passada. A vacina contra a gripe é atualizada a cada ano para oferecer proteção contra os três tipos de vírus que apresentam maior circulação.

 

14)     Quais as contra indicações da vacina?

·   A vacinação da gripe não é indicada para crianças menores de 6 meses

·   Pessoas com relato de choque anafilático à proteína do ovo de galinha e/ou componentes da vacina

·   Pessoas com febre

·   Pessoas com doenças que estão sem diagnóstico ou com doenças crônicas que ainda não estão bem controladas (como o asmático durante a crise).

 

15)  A vacina dá reação?

Indolor, a vacina eventualmente pode apresentar reação inflamatória de baixa intensidade no local da vacina. Febre e alergia são incomuns.

        

16)     Quem pode contrair a gripe?

Qualquer pessoa pode contrair a gripe, mesmo as pessoas sadias. A gripe pode ser transmitida 1 dia antes do início dos sintomas e até 05 dias após. Algumas pessoas estão sob risco aumentado de desenvolver complicações caso sejam infectadas pela gripe, como por exemplo idosos, crianças pequenas, portadores de diabetes ou asma, cardiopatas, pneumopatas ou portadores de doenças renais.

 

Fontes: Ministério da Saúde – Campanha contra a gripe 2011, Dr. Jair Bráulio Lopes – médico pneumologista e diretor técnico da Pulmoclinica/SC.

 

 

 

 

 

Imprimir!  

Compartilhe/Guarde este conteúdo.O que é isso?

Indique este conteúdo 
 
 
 


Todos os direitos reservados © 2014 - 2015 | Pulmoclínica - Clínica do Pulmão Gabriela Menezes Lopes | (47) 3322-6808 | by softd