Pulmoclínica - Clínica do Pulmão Gabriela Menezes Lopes - Blumenau/SC

Tamanho original! Diminuir Texto! Aumentar Texto!

Provas de Função Respiratória(Espirometria)

 

Recomendações

O que é?

   Espirometria é um exame habitualmente utilizado na investigação e acompanhamento de diversas doenças pulmonares. Este exame consiste na realização de medidas de fluxos e volumes pulmonares que são obtidos quando o paciente faz movimentos de inspiração (puxa o ar para dentro) e expiração (solta o ar) forçadas. Os "sopros" dados pelo paciente são interpretados pelo aparelho, que os transforma em valores numéricos e em gráficos, muito importantes para o médico avaliar a capacidade pulmonar de uma pessoa, e verificar se esta não apresenta sintomas ou se é portadora de alguma doença pulmonar.

   Os resultados obtidos são avaliados por um médico (pneumologista com experiência em fisiologia e fisiopatologia pulmonar) e podem revelar a causa de uma doença pulmonar e sua gravidade.

 

Para que tipo de paciente é indicada a espirometria?

   Pacientes com enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma brônquica, e outras doenças pulmonares crônicas (doenças intersticiais) devem realizar o exame não só para confirmação de seu diagnóstico, como também para acompanhamento da sua função respiratória e das mudanças ocorridas com a introdução de novos medicamentos ou alteração em suas doses. Muitas vezes clínicos e especialistas solicitam o exame para investigar a causa da falta de ar em seus pacientes. Em pacientes a serem submetidos a cirurgias (em especial nos que possuem doença pulmonar ou mesmo pacientes sem enfermidades respiratórias, mas que se submeterão a cirurgias). A avaliação da função pulmonar pré-operatória pode ajudar a prever o risco de complicações pulmonares após a cirurgia. Fumantes crônicos, mesmo sem sintomas, devem realizar regularmente esse exame. No entanto, a detecção de doença pulmonar em indivíduos assintomáticos pode ser fator determinante para sua conscientização e conseqüente interrupção do hábito de fumar.

   Os aparelhos utilizados pela PULMOCLINICA seguem os padrões da Sociedade Americana de Doenças Torácicas (ATS) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), e são calibrados diariamente.

   Para maior segurança é utilizado filtros bacterianos descartáveis a cada exame.

Todos os exames

Imprimir!  

Compartilhe/Guarde este conteúdo.O que é isso?

Indique este conteúdo 
 
 
 


Todos os direitos reservados © 2014 - 2015 | Pulmoclínica - Clínica do Pulmão Gabriela Menezes Lopes | (47) 3322-6808 | by softd